17 dezembro 2010

Como lavar correctamente o Cabelo

Não vale a pena comprar produtos caríssimos nem ter muito cuidados com o cabelo se não o lavamos correctamente. A lavagem é a base da vida do nosso Cabelo...

Se lavares as tuas lindas madeixas de forma incorrecta, qualquer investimento que faças em produtos e tratamentos vão por água a baixo!!

~

Vamos por partes:
(Não sei porquê, mas o blogger não está a guardar bem este post... não o consigo mudar e fica com demasiados espaços :S)

Antes de Lavar
>> Primeiro que tudo deves entender o estado atual em que o teu cabelo está para saberes quais as suas principais necessidades. É muito importante na hora de escolher os produtos mais adequados.








>> Antes de entrares no banho, penteia os fios para desatar os nós e eliminar parte da sujeira acumulada (se tiveres o cabelo encaracolado passa esta parte).
>> Regula a temperatura da água para morna ou fria. Água muito quente resseca muito o cabelo.



Usar o Shampoo








>> Nunca apliques o shampoo diretamente no cabelo. Espalha primeiro nas mãos e só depois no cabelo, sempre a começar pela raiz.
>> Usa as pontas dos dedos para distribuir o produto na raiz do cabelo, com suavidade. Nunca as unhas!
>> No comprimento e pontas, deslizq as mãos unidas, espalhando o shampoo de cima para baixo, mecha por mecha, sem esfregar. Assim evitarás quebras.
>> Para as pontas do cabelo, basta a espuma que vem da raiz. Elas são a parte mais delicada e agredida do cabelo e merecem atenção especial. Nada de enrolar o cabelo desde o alto da cabeça.
>> Aplicar o shampoo duas vezes garante a remoção de resíduos. Mas se o cabelo é lavado todos os dias, não precisas de o fazer.
>> Não diluas o shampoo em água. Isso faz os ativos perdem a sua eficácia.
>> Os cabelos podem ser lavados diariamente, mas não abuses. O excesso de ação detergente remove a hidratação natural dos fios. Para isso não acontecer, prefere produtos para uso diário.



Para enxaguar
>> deixa a água escorrer da raiz às pontas. Esfregar é um pecado…








>> remover o shampoo por completo vai garantir o sucesso dos produtos que vais aplicar depois.



Usar o Condicionador
>> todo o cabelo precisa do condicionador. A sua finalidade principal não é hidratar mas sim fechar as escamas do cabelo que foram abertas pelo shampoo para remover as impurezas.


>> Espalha primeiro o produto nas mãos e depois no cabelo, mas evita a raiz. Podes aplicar apenas no comprimento e pontas ou a 3 cm da raiz.
>> Separa o cabelo em mechas e aplica o condicionador com movimentos de cima para baixo, como se estivesses a alisar os fios.
>> Espera 2 a 3 minutos para que o condicionador possa actuar enxágüe completamente.
>> Nem penses em cair na armadilha de deixar um pouquinho do condicionador no cabelo. Isso só faz com que o cabelo fique opaco e resseque ao contato com o sol, poluição e impurezas.
>> O desembaraço do cabelo deve ser feito ainda no banho, delicadamente, e não depois. Usa os dedos ou um pente de dentes largos.



Secar o Cabelo
>> Com uma toalha macia, pressiona o cabelo da raiz às pontas. Nunca esfregues!!





>> Não faças aquele turbante de toalha. Remove o excesso de água gentilmente com ela.

Pronto... assim acaba o processo de lavagem do cabelo!!
Eu coloquei-o em prática e percebi quanta diferença fazem estes pequenos detalhes que envolvem este nosso ritual quase diário.
Experimentem também :)
Beijos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário