04 maio 2011

Vamos declarar Guerra à Celulite


 Agora que o Verão, está aí à porta e o calor vai começar a apertar, nada melhor do que ir à praia! Mas com as idas à praia vai também vai começar uma Guerra dificílima: a Guerra contra a Celulite! Aqui ficam alguns conselhos:

O que é a celulite?


 A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Este problema afecta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso. Investigações recentes mostram que pode haver uma predisposição familiar para a celulite, relacionada com os níveis de estrogénio, uma hormona feminina.

Quais as causas da celulite?



Alguns factores que contribuem para o desenvolvimento da celulite:
• Excesso de ingestão de fritos, álcool e doces;
• Tabaco;
• Stress;
• Problemas de circulação;
• Falta de exercício;
• Ingestão insuficiente de água;
• Mudanças nos níveis hormonais (como as que ocorrem por exemplo durante a gravidez).

Como "avaliar" a celulite?


Estágio I - Não tens covinhas quando estás de pé ou deitada. Quando beliscas a pele estas não são visíveis.
Estágio II - Não tens covinhas quando estás de pé ou deitada, mas quando beliscas a pele é possível verem-se ligeiros sinais de celulite.
Estágio III – Quando te encontras de pé as covinhas são visíveis, no entanto esta situação não se verifica quando te encontras deitada.
Estágio IV - Quer estejas de pé ou deitada facilmente se podem observar covinhas.

 Como evitar a celulite?


• Opta por uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras;
• Reduz o consumo de gorduras. Molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados são alimentos proibidos;
• Evita ingerir produtos açucarados. Prefere as massas aos doces;
• Escolhe fontes magras de proteína, como aves, peixe e carnes brancas em vez de carnes gordas;
• Aumenta a ingestão de água. Ingere aproximadamente 2 litros por dia;
• Reduz a quantidade de gordura às refeições;
• Prefere alimentos integrais. São boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuirem para a regulação do intestino;
• Reduz o consumo de sal e inclui ervas aromáticas no tempero dos alimentos. O sal ajuda a reter líquidos no organismo e contribui para o avanço da celulite;
• Evita refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo. Prefere sumos naturais ou água. Podes consumir refrigerantes light com moderação;
• Realiza exercícios físicos do tipo aeróbios como caminhadas, dança, bicicleta ou natação. Estes exercícios favorecem a queima de gorduras;
• Evita ficar sentada e de pé durante muito tempo;
• Faz massagens diárias com cremes anti-celulíticos de modo a estimular a circulação.

Como tratar a celulite?

  
Os tratamentos de clínicas de estética são praticamente "inacessíveis" à maioria das raparigas adolescentes ou na casa dos 20. No entanto, através do uso fiel de um creme para a celulite e um exfoliante podes obter bons resultados.
Cremes: alguns cremes que contêm princípios activos como a metilxantina são verdadeiros aliados no combate à celulite, pois activam o metabolismo dos adipócitos que promovem a eliminação das gorduras. A aplicação deve ser feita com movimentos firmes e circulares, até à total absorção do creme pela pele, duas vezes por dia, todos os dias do ano. A quebra de um dia na rotina implica começar todo o tratamento de novo!
Exfoliantes: os cremes exfoliantes promovem a eliminação das células mortas, tornando a pele mais lisa, suave e ajudando a desencrustar as gorduras. Deve ser usado 3 vezes por semana, no duche, com movimentos firmes e cirulares durante 1 minuto.

Exercícios:


Não adianta de muito ir correr para o ginásio uma ou duas vezes por semana durante duas horas para depois ficar o resto dos dias sentada no sofá! Segundo a treinadora pessoal da Madonna e da Gwyneth Paltrow, meia hora de exercícios diários é tudo o que o nosso corpo precisa (se for uma hora melhor!) e não precisas de gastar dinheiro em ginásios.
 Compra dois pesos de 1kg e um colchão de ginástica e segue o plano seguinte:
- Correr ou andar de bicicleta durante 15 minutos
- Fazer 60 repetições para cada braço com o peso de 1kg (30 levantando os braços até à altura dos ombros, devagar e 30 abrindo os braços para o lado também à altura dos ombros)
- Fazer 60 abdominais (30 com elevação da cintura e 30 com elevação das pernas)
- Alongar todos os músculos e beber água.
Este treino rápido ajuda a eliminar a celulite bem como a ter um corpo firme e torneado. (em treinos de uma hora repete tudo desde o início, à excepção dos alongamentos que devem ser realizados sempre no fim).

Tudo o que precisas para eliminar a celulite é força de vontade!

O que achas-te? Deixa a tua opinião nos comentários! ;)

 Beijinhos!!

3 comentários:

  1. Parabéns, ganhaste um Award no meu blog!
    Visita aqui: http://myeverydaylook.blogs.sapo.pt/16141.html
    Beijinhos :)*

    ResponderEliminar
  2. Este post é bastante útil. Eu por exemplo sou magra mas tenho celulite em estágio II :/

    ResponderEliminar
  3. adoro o site vai a:
    http://stars-land.blogspot.com/

    ResponderEliminar